segunda-feira, 19 de julho de 2010


Este final de semana eu encontrei uma grande amiga dos tempos de escola ... Ela estava trabalhando em um sábado ensolarado atendendo como enfermeira em posto de saúde. Fiquei muito feliz por ela. Fez uma boa faculdade e hoje trabalha com aquilo que ela tanto queria. E o mais engraçado que quando eu a conheci ela era o que definimos como "patricinha", e quando a vi ali tratando dos pacientes da rede pública de saúde que são bem diferentes dos personagens que circulam no mundo teen ( e esse era o referencial que eu tinha dela ) eu vi e percebi que SIM as pessoas mudam. E mudam pra melhor sempre que estão dispostas a ouvir e a serem o que realmente podem ser. Quando resolvem dar um basta na vidinha medíocre e pacata e vão em busca do seu propósito.



E mais adiante eu percebi uma coisa que fiz de muito errado. Fiz algo que todos nós fomos treinados a fazer desde pequenos. Somos condicionados a padronizar tudo. E o pior, padronizamos as pessoas e somos capazes de definir até o que fará ( ou não ) essas felizes ( no meu caso, o que faria minha amiga feliz seria um curso de direito, nutricionista, moda .. etc. ).



E para exemplificar. No nosso trabalho e com os nossos amigos sempre somos enaltecidos quando temos as melhores coisas, somos os primeiros em tudo. Temos quer ser a ultima bolacha do pacote sempre, sendo valorizados pelo que temos. Somos bons quando somos um referencial de tudo que é cool e underground. Mas esse é um padrão totalmente questionável. Reflita. Quando alguém investe centenas de milhares em um carro não estão resolvendo seu problema com transporte, mas sim dizendo ao mundo que chegou a um patamar diferenciado, o carro no entanto é uma mensagem que vai além da sua real utilidade.



Um caso curioso na região do ABC em São Paulo, há uma confecção muito grande de calças jeans naquela região, que vem produzindo peças para grandes grifes no mundo, e o engraçado que uma calça comprada nas lojas das mesmas costureiras custa algo em torno de R$ 30,00 e uma outra ( produzida pela mesma profissional , na mesma região, com as mesmas matérias primas ) custa algo em torno de R$ 1.200,00 só por que tem colada uma etiqueta com a seguinte palavra DIESEL, e uma etiqueta com um custo de no máximo R$ 6,00. Ou seja uma calça que poderia custar R$ 36,00 custa R$ 1.200,00 por que eu e você cultivamos um sistema podre. Vale o que é ou o quanto pesa ?



Seja relevante.







Busco um referencial verdadeiro.







Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário