quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fé.


Fé.


Fé (do [[grego] fides, fidelidade[1] e do grego pistia) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta.


Estes dias ouvi um cd com relatos de um médico que não é cristão mas relatava fatos e acontecimentos que ele presenciou na vida que definitivamente não poderiam ser obra do mero acaso. Fatos como um paciente a beira da morte ser completamente curado são histórias comuns em seus relatos, e alguns foram tão absurdos aos seus olhos que a existência de Deus ficou inquestionável. Legal isso né.
E por isso e outros motivos que resolvi falar sobre FÉ. Será que acreditamos em Deus de forma plena ? Total ?
Tem até um termômetro pra isso, quer ver. Passamos por aflições e isso é inevitável, mas se eu me desespero a cada situação ou desacredito e sou cético com as coisas que aparentemente são difíceis ou impossíveis na minha rasa percepção, eu tenho pouco ou nenhuma FÉ.
E FÉ é muito diferente do infeliz pensamento positivo ( "pensar no mundo como um catálogo" - by O Segredo, o mundo virou um Polishop é isso ? ), FÉ é mais que pensar positivo, bem mais, bem mais que acreditar, bem mais que confiar.
O fato é que estamos mal acostumamos e muitas vezes brincamos de ser cristãos, lembra quando Abraão foi dar em sacrifício seu único filho ? Aquilo era FÉ, é fazer o que Deus ordenou, e mesmo nas aflições saber que Ele faz o certo. Penso que se hoje Deus pedir pra sacrificar seu filho qualquer um é capaz de empunhar uma faca destas de plástico que usamos nos aniversário para oferecer o sacrifício, pois já que sabemos que Ele sempre move as coisas para o bem e por isso muitas vezes fazemos a obra de forma relaxada, ai não temos FÉ, nós nos acomodamos nas verdades distorcidas que muitas vezes manipulamos ao nosso favor para não encarar os sacrifícios e só ficar com as bênçãos, e assim vivemos de forma marginal não experimentando a plenitude de Deus.
Já pensou se Deus pede o sacrifício, você leva uma faquinha de plástico já na esperança que Deus vai te parar e por isso não há necessidade de uma faca que esteja afiada ou alguma coisa que de fato resolva a situação, ai Deus não te para e você tem que fazer o sacrifício com aquela faquinha furreba, pensa na morte lenta e dolorosa e todo o sofrimento e tudo isso porque você não se preparou da forma como Deus te ordenou.



Pensou ?







Não podemos brincar de ser cristão.



Um forte abraço.

2 comentários:

  1. Realmente não podemos ficar brincando de sermos cristãos. Existe muita necessidade por aí, dentre as quais estão dentro de muitas de nossas casas. São filhos sem destino, irmãos viciados, realacionamentos quebrados e desfeitos, somente um mundo de aparência. Quando Jesus entra na nossa vida tudo se transforma, lares são restaurados. Já pensou nisso? Como está tua vida? Pr. Kleyson

    ResponderExcluir
  2. A foto é muito forte! Imaginem se for necessário colocar setas para que possamos enxergar a necessidade do outro? Não é evidente que aquela pessoa precisava de ajuda?
    Acho no mínimo triste quando ouço algumas pessoas dizerem:"Ah! Não senti no coração o chamado de Deus pra fazer isso..." "Deus não me mostrou isso como meu ministério..."
    Como é isso? Deus precisa ainda chamar? Deus ainda precisa fazer mais alguma coisa pra amarmos o próximo? O sacrifício do filho não é mostra de que todas as pessoas valem a pena?
    Minha oração é pra que eu veja todas as pessoas como o alvo do amor Dele, que os meus olhos não precisem de setas visíveis, mas que meu coração enxergue com o olhar de Cristo. Amém!

    ResponderExcluir